top of page

Quero ser fotógrafo

Matéria para coluna de fotografia da revista Business 3ª edição Fotografia como negócio.

Quero ser fotógrafo.

Independência financeira, ser dono do seu próprio negócio, fazer um extra ou simplesmente sair da rotina. Estes e outros motivos estão levando você a pensar em ser fotógrafo? Bem, se você gosta de fotografia, as pessoas elogiam as fotos que você faz ou publica, e você pensa em trabalhar um pouco menos e curtir mais a vida; então você precisa pensar um pouco mais antes de dar este passo.

Ser fotógrafo é sinônimo de muito trabalho, dedicação, conscientização e muito estudo. Sim estudar é imprescindível para que o seu negócio de fotografia não derrube você no primeiro ano de trabalho. O fotógrafo profissional precisa ser antes de tudo um empresário empreendedor, entender de finanças, marketing, análise de riscos e contratos, vendas, operações como; sistemas de fluxo de trabalho e de caixa, backups, programas de edição de imagem, e é claro, entender de câmera DSLR, diz o fotógrafo e executivo de multinacional, Jaiel Prado, que migrou do mundo dos negócios para arte da fotografia. De acordo com o jornal britânico The Guardian, segundo jornal mais lido no mundo, com uma média de 345.000 cópias diárias, " fazer as fotos é somente uma pequena parte do negócio do fotógrafo profissional, existe um monte de outras coisas necessárias para iniciar ou fazer a sua companhia de fotografia ter sucesso.

Em um mercado tão competitivo como este, no qual qualquer um pode comprar uma câmera e intitular-se "fotógrafo profissional", a experiência, credibilidade e visão de negócios vai desafiar você desde os primeiros dias. Mas ainda existe esperança. Se você quer ser fotógrafo profissional, a despeito dos desafios, existe uma série de dicas, as quais farão de você um fotógrafo profissional de sucesso. • Escolha uma especialização.

Analise suas características pessoais, que tipo de fotografia você gosta mais e se o seu equipamento condiz com o que você quer fotografar (eventos, arte, ensaios, foto jornalismo, etc.)

• Invista no equipamento certo, pois isso vai fazer uma grande diferença. Estude e pense sobre câmeras e lentes bem como o computador e o software de edição que você vai trabalhar.

• Encontre uma companhia de seguros, e faça o seguro do seu equipamento.

• Construa um Portfólio que passe credibilidade. A apresentação profissional sua e de seu trabalho é fundamental, você precisa mostrar que se destaca desde a sua apresentação pessoal até o resultado final na hora da entrega dos arquivos.

• Marketing on-line. Hoje com as ferramentas que temos na internet, não existem chances do seu negócio sobreviver sem ela.

A fotografia profissional é um setor altamente competitivo e será multiplicado se você usar um pouco do seu tempo com a internet. E lembre-se, fazer boas fotos, estudar, ter uma boa network, não fazem de você um bom fotógrafo. Seja humilde, coloque amor em tudo que você faz, dedique tempo para você além do seu trabalho, aceite desafios, e acima de tudo encare o outro profissional de fotografia como um colega de trabalho.

bottom of page